Tudo o que precisa de Saber sobre a nova Pandemia de Gripe A e o Vírus H1N1.
30.9.09

A Direcção Geral de Saúde em parceria com o projecto LER+, lançou um livro digital intitulado "O Nuno escapa à Gripe A" este livro pode ser uma boa ferramenta para fazer chegar às crianças, especialmente as mais pequenas, a informação de como devem proteger do contágio da Gripe A. Este é um livro que, para além das imagens que captam a atenção das  crianças também possui som, é ideal para ser apresentado às crianças em ambiente escolar ou em casa.

 
De uma forma simples e divertida as crianças podem aprender como "derrotar" o vírus.
 
Nuno Escapa à Gripe A - Clique na Imagem para Ver o Livro
 
gripe a
 
Aproveite depois para ler e ouvir, alguns dos outros livros.
 

Artigos Relacionados:

 

link do postPor Babuíno, às 16:51  comentar


Devemos ter atenção á nossa protecção do contágio do vírus da Gripe A em todos os ambientes, e embora existam alguns que não podemos controlar completamente como os locais públicos, as escolas, os locais de trabalho etc. em nossas casa onde temos um maior controlo, existem locais onde existe um risco maior de contágio. Mesmo não existindo ninguém doente na família, depois de um dia na escola, no local de trabalho ou uma ida ás compras podemos trazer a Gripe A para casa.


As boas práticas aconselham a lavar as mãos assim que chegamos a casa. Este passo muito importante nunca deve ser descurado, mas mesmo assim existem pontos em casa aos quais devemos prestar especial atenção e limpar e desinfectar com maior cuidado.


A porta de entrada. Antes de entrarmos em casa e de lavarmos as mãos, vamos tocar na porta E se estivermos o vírus nas mãos podemos transmiti-lo ao próximo familiar que chegar a casa.


A porta da casa de banho. Se logo a seguir a entrarmos em casa vamos lavar as mãos, temos que entrar na casa de banho, convém se possível empurrar a porta sem lhe tocar com as mãos.


A torneira. Para lavar as mãos vamos ter de abrir a torneira, e esta deve ser constantemente limpa.


Outros objectos de uso comum e frequente.

O comando da televisão – Objecto compartilhado por toda a família que muitas vezes fica fora da lista das limpezas
O computador – Como já foi descrito neste
artigo, o computador pode ser um foco de transmissão de doenças
A consolas – Os comandos das consolas são objectos que também tendem a “fugir” ás limpezas mas que são frequentemente usados e geralmente durante longos períodos.


As atitudes a tomar para a prevenção da Gripe A devem ser acompanhadas de bom senso, calma e sem qualquer tipo de pânico, mas medidas simples como a limpeza e desinfecção dos locais a cima mencionados podem de facto reduzir o risco de contágio.


Artigos Relacionados:


29.9.09

Como reforçar o sistema imunitário para estar preparado para enfrentar um possível contágio do vírus H1N1 ou de outras doenças que não a Gripe A? Melhorar e reforçar o sistema imunitário é algo que podemos fazer de maneira simples apenas alterando alguns dos maus hábitos, o que se pode revelar ser uma boa medida para recuperar da Gripe A ou até evitar o contágio. Aqui ficam alguns conselhos sobre a melhor forma de melhorar o seu sistema imunitário:

Durma o suficiente. A maioria das pessoas necessita de dormir 8 a 10 horas por noite, e não adianta dormir pouco durante algumas noites para compensar nas noites seguintes. Tenha especial atenção ás horas de sonos das crianças.

Beba água. Para além de todos os outros benefícios da ingestão frequente de água, esta ajuda a que a pele, o sangue, saliva, etc. funcionem de forma adequada de forma a protegê-lo contra possíveis infecções.

Mantenha-se quente. O Inverno aproxima-se e com ele o frio que pode colocar em baixo as suas defesas. Procure usar sempre o vestuário que o mantenha quente e confortável, evite as mudanças de temperatura, retire o casaco quando entra em casa e não saía sem o vestir. Tenha atenção á roupa de cama, evite o frio durante ao noite quando está a dormir.

Coma correctamente. No inverno ou em qualquer outra altura a alimentação desempenha um papel importante no que toca às nossas defesas. A fruta e os vegetais, não são alimentos de Verão, devem sim ser consumidos durante todo o ano. Aqui fica o Link de um ficheiro PDF sobre a alimentação correcta para a época que se avizinha.

Evite o álcool e os açúcares. O açúcar durante a sua digestão, enfraquece o nosso sistema imunitário.

Pratique exercício. Saia do sofá, deixe o computador, arrume a consola e mexa-se.

 

 

Sempre existiram no mercado suplementos alimentares, mas com o aparecimento da Gripe A estamos ser inundados por anúncios acerca destes produtos. Sem discutir a sua eficácia, penso que o consumidor deve procurar estar informado e em caso de dúvida seguir as indicações do seu médico ou farmacêutico.


Artigos Relacionados:

link do postPor Babuíno, às 20:37  comentar

28.9.09

Que cuidados devemos ter quando tratamos de alguém que tem Gripe A? Quando temos a nosso cargo alguém que está infectado com vírus H1N1 e necessita dos nossos cuidados, devemos actuar de forma evitar a propagação do vírus, a nós mesmos e outras pessoas com quem possamos entrar em contacto para além do doente. Aqui ficam alguns conselhos na realização dessas tarefas:


Em primeiro lugar temos que nos certificar que o doente pode mesmo ser tratado em casa, e quais os cuidados médicos adequados, que tipos de alergias e outras doenças crónicas o doente sofre. Se por exemplo estamos a tratar de um filho que foi infectado em ambiente escolar e a doença foi diagnosticada no fim-de-semana é importante logo que possível avisar a escola para que sejam tomadas as medidas necessárias em relação aos outros alunos. É importante que não exista a auto medicação do doente nem dos familiares, nomeadamente de Tamiflu como medida preventiva, algo já desaconselhado pela Organização Mundial de Saúde. Apenas um médido deve decidir sobre medicamentos sujeitos a receita médica.


Mantenha o doente isolado dos outros membros da família, este deve ter um quarto privado que seja bem ventilado, e a porta deve estar sempre fechada. È aconselhável que o doente tenha uma casa de banho só para seu uso, no caso de isto não ser possível, esta deve ser desinfectada após cada utilização. As refeições do doente devem ser todas no quarto e sempre que possível em pratos e talheres descartáveis, e no caso de ter de sair do quarto e estar em contacto com outros membros da família deve usar sempre máscara e estes contactos devem ser o mais breves possível.


A pessoa destinada ao cuidado do doente deve ser sempre a mesma, e ter um extremo cuidado no contacto com o doente usando máscara, e após cada contacto deve sempre lavar as mãos. Idealmente esta pessoas deve ter sido vacinada ou então já ter sido portadora do vírus o que a tornou imune a um novo contágio.


Todas as regras de prevenção de contágio devem ser obedecidas, e no caso de se tratar de uma criança os cuidados de vigilância devem ser muito maiores tendo o cuidado de não dramatizar em excesso a doença, e nem deixar a criança sentir-se isolada. Aos leitores do Blog peço que nos contem a experiência pessoal de modo a ajudar outras pessoas que possam passar pelas mesmas situações provocadas pela Gripe A.


Artigos Relacionados:

 

link do postPor Babuíno, às 22:46  comentar


 
arquivos
comentários recentes
Obrigado pelo comentário. O meu conselho é que pro...
Estou com gripe e tive febre por tres dias . Tomei...
De facto o principal foco de confusão sobre a doen...
Obrigado por partilhar a sua experiência.De facto ...
tenho gripe A confirmada e contaminada no trabalho...
Acerca da Gripe A, pandemia mundial, tenho algumas...
Preocupa-me a tentativa de condicionamento da opi...
Quem será dispensável? http://chazadas.blogspot.co...
Olá Ana obrigado pelo comentário.Toca a congelar o...
Olá obrigado pelo comentário.De um modo geral nos ...
subscrever feeds