Tudo o que precisa de Saber sobre a nova Pandemia de Gripe A e o Vírus H1N1.
8.9.09

espirro gripe aTal como a Gripe comum a nova Gripe é transmitida por  Contacto Directo através de via aérea  por gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra, e como tal devemos ter a atitude responsável de no caso de suspeitarmos que estamos infectados evitar o contacto com outras pessoas mantendo pelos menos um metro de distância ao falar com alguém. E por Contacto Indirecto através de superfícies, por exemplo uma caixa Multibanco, o uma a maçaneta de porta de uma casa de banho publica, devendo portanto procurar ter o cuidado de lavar frequentemente as mãos e no caso de não termos essa possibilidade evitar o contacto das mãos com os olhos, boca e nariz.

Dependendo de algumas variáveis o vírus pode sobreviver durante várias horas sobre superfícies, tais como um brinquedo de um Infantário para onde uma criança portadora do Vírus espirrou, daí a importância da limpeza de desinfecção quer das pessoas quer das superfícies com as quais muita gente pode entrar em contacto.

Embora não seja ainda normal em Portugal, não deve faltar muito para que as pessoas passem a usar máscara protectora para andar de transportes públicos, ou nas compras num supermercado, e se pensarmos bem isto é uma medida sensata a que todos vamos ter de nos habituar.


Tópicos Relacionados

link do postPor Babuíno, às 22:17  comentar

De Anónimo a 20 de Novembro de 2009 às 12:53
Acerca da Gripe A, pandemia mundial, tenho algumas questões:
Diz o Ministério da Saúde que é altamente contagioso, tem 4 dias de incubação, sendo que desses os 2 últimos dias são de contágio, assim como os 5 primeiros dias com sintomas, mas...

- Uma educadora de infância teve em casa um sobrinho doente que se verificou que está infectado com Gripe A, mas a médica de família mandou-a ir trabalhar.

- A mãe da criança em questão, trabalha num café, os irmãos andam na escola e a médica (outra, do Hospital) também os mandou ir trabalhar e ir para a escola.

- Uma criança tem febres de 39º/40º e convulsões (resultantes da febre), o pai liga para o Saúde 24 e dizem-lhe: fique em casa, dê-lhe Benuron e se daqui a 3 dias continuar assim leve a criança ao Hospital, pode ser Gripe A.
Claro que o pai não ficou em casa!!!
A criança tinha convulsões!!!
Foi com ela para o Hospital, ficou à espera, foi-lhe feito o teste, foi a criança para casa com pais e dias depois foram os pais buscar ao Hospital o resultado (felizmente deu negativo). Os pais foram mandados para o trabalho no entretanto.


Digam-me uma coisa, se é assim tão contagioso, se há um plano de contingência, as pessoas em contacto directo com possíveis infectados e infectados não deveriam ser tratados como focos de contágio, até prova em contrário?

Esperemos que as pessoa em questão não estejam MESMO infectadas, senão serão mais N crianças, mais as famílias, as pessoas que andam com elas nos autocarros e nos comboios, mais os restantes empregados do café, os clientes do café, as famílias dos clientes dos cafés... etc.

Isto, claro, se há PANDEMIA e não somente mais uma gripezinha!!!

De Babuíno a 23 de Novembro de 2009 às 09:19
De facto o principal foco de confusão sobre a doença e o seu tratamento está a ser a quem mais devia contribuir para o esclarecimento. Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos não se entendem e não falam a uma só voz, o que apenas lança cada vez mais confusão no publico em geral.
Obrigado pelo comentário, que demonstra mais uma vez que a confusão está instalada no SNS.

 
arquivos
comentários recentes
Obrigado pelo comentário. O meu conselho é que pro...
Estou com gripe e tive febre por tres dias . Tomei...
De facto o principal foco de confusão sobre a doen...
Obrigado por partilhar a sua experiência.De facto ...
tenho gripe A confirmada e contaminada no trabalho...
Acerca da Gripe A, pandemia mundial, tenho algumas...
Preocupa-me a tentativa de condicionamento da opi...
Quem será dispensável? http://chazadas.blogspot.co...
Olá Ana obrigado pelo comentário.Toca a congelar o...
Olá obrigado pelo comentário.De um modo geral nos ...