Tudo o que precisa de Saber sobre a nova Pandemia de Gripe A e o Vírus H1N1.
;
21.9.09

Todos nós, que somos pais, tivemos agora no inicio do ano lectivo reuniões nas escolas dos nossos filhos onde nos foi explicado qual o plano de contingência de cada escola. Nesse plano foram esclarecidas muitas duvidas relativamente ao procedimentos da escola quando se depara com um caso suspeito de Gripe A, e em que condições é uma criança aceite na escola. Aqui ficam alguns dos pontos mais importantes dos planos de contingência das escola:

 

  • As Salas de Isolamento: Existem para que quando for detectado um ou mais casos suspeitos, a criança possa ficar isolada das outras, mas acompanhada por um adulto, até à chegada dos pais. Nessa sala vão estar as fichas que os pais preencheram e que para além dos contactos vão estar possíveis doenças, alergias, etc que a criança sofra. Aos pais exige-se que o preenchimentos destas fichas seja o mais correcto possível e que se mantenham contactáveis pois no caso de a escola não conseguir contactar os pais, será contactada a Linha Saúde 24, que muito provavelmente enviará o INEM buscar o aluno sendo este uma situação muito desconfortável para a criança;
  • A Febre: O sintoma com o qual nenhuma escola pode aceitar uma criança. Como é óbvio os pais não devem levar os filhos para a escola caso eles tenham febre, mas se mesmo assim as crianças forem levadas à escola não lhe vai ser permitido permanecer no recinto escolar. Como é óbvio durante o período de Inverno que vamos atravessar quer as crianças quer os adultos vão ter inúmeras razões para ter febre sem estarem relacionadas com a Gripe A. Embora esta questão tenha sido levantada pelos pais as instruções da escola é para não arriscar e recusar a entrada a qualquer criança que tenha febre independentemente da causa;
  • A Higienização: Nas cantinas, nas salas à entrada da escola existem dispensadores de solução de base alcoólica para desinfectar as mãos, todas as crianças devem levar uma garrafa de água para escola que não pode ser partilhada, as salas de aula vão estar permanentemente abertas e as janelas vão ser abertas durante os intervalos, nas escolas dos mais pequeninos é proibido levar brinquedos para a escola. Vai existir um reforço na limpeza das salas e WC e espaços comuns.

Estas são algumas das medidas implantadas pelas escolas, e podendo diferir em pormenores de uma escola para a outra, em traços gerais os planos de contingência são comuns a todas as escolas. Cabe aos pais manter sempre a escola informada de todos os contactos e de qualquer questão de saúde importante para a segurança dos seus filhos, seguindo sempre as indicações da escola.


Artigos Relacionados:

link do postPor Babuíno, às 19:34  comentar

 
Bookmark and Share
arquivos
comentários recentes
Obrigado pelo comentário. O meu conselho é que pro...
Estou com gripe e tive febre por tres dias . Tomei...
De facto o principal foco de confusão sobre a doen...
Obrigado por partilhar a sua experiência.De facto ...
tenho gripe A confirmada e contaminada no trabalho...
Acerca da Gripe A, pandemia mundial, tenho algumas...
Preocupa-me a tentativa de condicionamento da opi...
Quem será dispensável? http://chazadas.blogspot.co...
Olá Ana obrigado pelo comentário.Toca a congelar o...
Olá obrigado pelo comentário.De um modo geral nos ...