Tudo o que precisa de Saber sobre a nova Pandemia de Gripe A e o Vírus H1N1.
;
13.9.09

gripe a  cidadaniaEm relação é evolução da pandemia de Gripe A em Portugal, não haja duvidas, o pior ainda está para chegar. Até agora muitas instituições têm estado a ser preparadas para enfrentar um contágio em grande escala. Têm sido feitas auditorias a vários serviços e algumas mudanças, recentemente vimos que o serviço Saúde24, não era capaz de responder a um pequeno aumento e que não estava sequer a atender 25% daquilo que tinha sido contratado pelo Ministério da Sáude, esta situação já foi entretanto resolvida. As escolas, as empresas e outras instituições preparam-se com planos de contingência para a pandemia, de modo a que o país seja afectado mínimo possível.

 

O que falta então fazer, para estarmos completamente preparados para a Gripe A? Falta acima de tudo que as pessoas se  preparem para saber enfrentar esta nova doença, pois não importa qual a capacidade de um Hospital, se tiver que atender todas as pessoas que "espirrarem" durante o Inverno de certeza que os serviços vão entrar em ruptura. O Inverno aproxima-se e tal como muitos outros antes de existir a Gripe A, um grande número de pessoas vai ficar constipada, com Gripe, com a garganta inflamada, com tosse etc etc... 

 

Chegou então o momento de sermos responsáveis, e de exercermos o nosso dever como cidadãos que pretendem fazer parte da solução e não agravar o problema. Estas são algumas atitudes e comportamentos que devemos adoptar:

  •  A Organização Mundial de Saúde, já referiu que a maior parte dos casos de Gripe e Gripe A devem ser tratados em casa, isto porque muito poucos casos necessitam de outra medicação para além da comum Aspirina ou Paracetamol, ingestão de Fluidos e Descanso. (Ver Tratar a Gripe A em Casa ). Portanto e com já foi referido aqui no BLog, se temos sintomas de Gripe, o que devemos fazer em primeiro lugar é ligar para a linha Saúde 24, antes de recorrermos aos Centros de Saúde e Hospitais, pela simples razão de que é mais seguro ficar em casa do que ír para onde estão os "doentes e as doenças".
  •  As escolas vão ser locais onde vai  existir uma grande propagação do vírus e por isso estão a ser tomadas medidas pelos estabelecimentos de ensino para minimizar o contágio, mas este processo deve ser iniciado em casa. Não devemos nunca levar os nosso filhos para a escola, creche ou infantário, caso eles apresentem sintomas de gripe, sendo o mais evidente a febre, devemos como pais educar os nossos filhos para prevenção desta doença, ensinando-lhes que devem lavar as mãos com frequência e de forma correcta (Ver Gripe A - Como Lavar as Mãos), muitos infantários estão a solicitar aos pais que não levem brinquedos pessoais das crianças, recomendação que deve ser seguida pelos pais. De um modo geral não provocar nas crianças uma tensão desnecessária, mas alertar para o cumprimento das boas práticas;
  • Nos locais públicos e de trabalho, devemos tomar uma atitude activa na prevenção da doença,  a lavagem das mãos de modo a evitar a contaminação de objectos e superfícies que possam ser tocadas por outras pessoas, utilizar sempre um lenço para  tapar a boca ao tossir ou espirrar e no caso de termos sintomas como febre ficar em casa e contactar a linha Saúde 24;
  • Procurar estar sempre informado acerca da evolução da doença, e seguir as recomendações dos organismos oficiais, em relação aos tratamentos e ao modo de actuar.

Não devemos ceder ao pânico nem a noticias sensacionalistas, que ao provocar uma maior afluência aos Hospitais e Centros de Saúde podem originar um aumento de casos de Gripe A.


Artigos Relacionados:

 

tags:
link do postPor Babuíno, às 14:49  comentar

 
Bookmark and Share
arquivos
comentários recentes
Obrigado pelo comentário. O meu conselho é que pro...
Estou com gripe e tive febre por tres dias . Tomei...
De facto o principal foco de confusão sobre a doen...
Obrigado por partilhar a sua experiência.De facto ...
tenho gripe A confirmada e contaminada no trabalho...
Acerca da Gripe A, pandemia mundial, tenho algumas...
Preocupa-me a tentativa de condicionamento da opi...
Quem será dispensável? http://chazadas.blogspot.co...
Olá Ana obrigado pelo comentário.Toca a congelar o...
Olá obrigado pelo comentário.De um modo geral nos ...